quinta-feira, 29 de março de 2012

Reabertura de consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre deve ser anunciada no mês que vem

Os gaúchos que desejam visitar os Estados Unidos podem estar prestes a ter uma viagem suprimida do roteiro: a destinada a tirar o visto, que atualmente é emitido apenas fora do Estado.

Um alto funcionário do governo brasileiro em Washington afirmou na terça-feira a Zero Hora que a criação de um consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre – e outro em Belo Horizonte – deve ser anunciada durante a visita da presidente Dilma Rousseff à Casa Branca, prevista para 9 de abril.

A representação americana na capital gaúcha foi fechada em 1996. A reabertura da sede anima o governo brasileiro.

— Isso desafoga os outros consulados. O de Porto Alegre desafogará o de São Paulo, e o de Belo Horizonte, os de São Paulo, Rio e Brasília. Melhora, por tabela, o atendimento em outras cidades. É uma melhora geral — estimou o funcionário.
A medida estaria de acordo com a nova política do governo americano de facilitar a entrada de brasileiros nos EUA.

— (Os consulados) estão no âmbito dos esforços que eles já estão fazendo para acelerar processos em geral, como a redução no prazo para a entrevista. Existe interesse do governo americano em facilitar a entrada de turistas brasileiros nos EUA. A abertura dos consulados é mais um elemento — explicou a fonte.

Devido ao enfraquecimento do dólar e ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros nos últimos anos, o Brasil é o segundo país que mais envia turistas para os EUA – em primeiro está a China.

Estima-se que mais de 1 milhão de vistos para os EUA sejam emitidos este ano no Brasil. Em 2010, uma funcionária do governo americano foi destacada para dar atenção especial ao Rio Grande do Sul, procurando fortalecer os laços com universidades e potencializar intercâmbios econômicos e culturais.

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário