segunda-feira, 9 de abril de 2012

EUA mais perto dos gaúchos

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou oficialmente na manhã desta segunda-feira a criação de dois novos consulados americanos no Brasil, um em Porto Alegre e outro em Belo Horizonte. Como antecipado por Zero Hora no final de março, a reabertura na Capital foi confirmada no seminário "Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI", em Washington.

— Com esta ação, queremos expandir nossas relações, facilitando os vistos de brasileiros aos Estados Unidos. Sabemos, porém, que nosso crescimento não vai ser medido pelo fluxo de turistas entre os dois países, e estamos trabalhando neste sentido.

Hillary mencionou o fortalecimento de parcerias entre os dois países durante o período de governo de Dilma e Obama, referindo-se aos compromissos firmados entre os dois países como uma parceria para desenvolver "as maiores democracias de cada hemisfério".

— Queremos trabalhar juntos com o Brasil para, além de desenvolver nossa própria competitividade, criar oportunidades econômicas em um contexto onde todos tenham a mesma chance de competir.

A Secretária de Estado dos EUA referiu-se ao Brasil como uma inspiração por seu desenvolvimento econômico, com a crescente classe média e variação de produção, ao produzir "desde commodities até tecnologia aeroespacial".

Durante a tarde desta segunda-feira, serão assinados 14 acordos referentes ao programa Ciência Sem Fronteiras e sete atos de cooperação entre os países, sendo três econômicos e quatro institucionais.

A embaixada brasileira nos EUA não revelou mais detalhes sobre a data de início de funcionamento do novo consulado na Capital nem o número de vistos que devem ser fornecidos após a abertura das duas novas unidades no país.

Fonte: ClicRBS, 9/4/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário